qui você encontrará orientações de como proceder em seu dia-a-dia profissional e pessoal, mediante testes e situações que exigem rapidez na decisão, competência na aplicação, resultando em procedimentos positivos na sua carreira de negócios.




TESTE DE APTIDÃO


  • TESTE DE PERSONALIDADE
  • TESTE SEU PERFIL
  • TESTE PROFISSIONAL
  • TESTE DE APRENDIZAGEM













  • OS NÚMEROS E AS PROFISSÕES (TESTE PROFISSIONAL)

    topo

    Segundo a numerologia

    Faça o cálculo de seu ano pessoal:
    Some o dia, o mês e o ano de seu nascimento

    - EXEMPLO

    23 de fevereiro de 1974

    23 = 2+3 = 5;

    Fevereiro = 2;

    1974 = (1+9+7+4) = 21; (depois: 2+1) = 3;

    Soma Total = (5 + 2 + 3) = 10; (depois: 1 + 0) = 1.

    Algumas atividades indicadas
    Confira de acordo com a tabela:

    1 - Dono de empresa, autônomo, chefe
    2 - Professor, enfermeiro, psicólogo
    3 - Vendedor, publicitário, artista
    4 - Contador, corretor, arquiteto
    5 - Jogador de futebol, agente de viagens, ator
    6 - Assistente social, médico, decorador
    7 - Político, cirurgião, profissional de informática
    8 - Consultor, administrador, advogado
    9 - Educador, editor, autor


    LETRA E AROMA SÃO REFERENCIAL

    A maneira de escrever pode dizer quem você é? A grafologia garante que sim. O método avalia a dimensão, o estilo, a disposição das letras na página e a pressão contra o papel para tentar desvendar o perfil de um indivíduo.
    Nas empresas, a grafologia tem sido usada principalmente na seleção de pessoal. "Ela complementa as entrevistas e a análise de currículo e serve para que confirmemos nossa intuição sobre um candidato", diz Loris Temer, 44, sócia-diretora da Trevisan Recursos Humanos, que usa a grafologia, há oito anos, em seu trabalho de headhunter ("caça-talentos").
    A grafóloga Luísa Gubitosi de Medeiros, 30, conta que o trabalho é minucioso. "Com 20 linhas de texto, podemos levantar mais de 80 características da personalidade de um profissional. Mas precisamos analisar vários aspectos da letra", afirma.

    NÚMEROS E AROMAS

    A numerologia (estudo da influência dos números nas pessoas) também se tornou um método de avaliação, por meio do nome e da data de nascimento.
    Segundo o numerólogo Roberto Machado, algumas companhias já requisitaram seu trabalho para a seleção de funcionários.
    "Podemos determinar até as fases pelas quais o profissional pode passar por uma transformação que o atrapalhe no trabalho", diz.
    Outra técnica "alternativa" é a aromaterapia, que usa óleos concentrados de plantas, flores e frutas, também é utilizada para tratar problemas de saúde.

    EFEITOS ATRIBUÍDOS AOS AROMAS

    ALECRIM - Estimulante, ativa a concentração. Costuma ser indicado para combater fraquezas, tonturas e esgotamento.

    BERGAMOTA (TANGERINA) - Considerada estimulante mental e emocional e indicada como antidepressivo e tônico.

    CANELA - Fortalece os nervos, é afrodisíaca e age como desinfetante.

    CRAVO - Analgésico e estimulante. Ajuda a ativar a memória.

    EUCALIPTO - Estimulante e cicatrizante. Costuma ser usado em inalações para combater doenças respiratórias.

    TOMILHO - Aumenta a capacidade imunológica. É indicado para problemas respiratórios, de fraqueza e de coração.

    HORTELÃ - Utilizada contra dor de cabeça, dores musculares, tonturas e impotência.

    LARANJA DOCE - Tem ação harmonizadora. Costuma ser indicada para combater insônia, tensão, irritação e desânimo.

    LAVANDA - Recomendada para problemas de pele, dores de queimaduras e estresse.

    SÂNDALO - Tido como tranqüilizante, é indicado para problemas de agressividade, estresse, depressão e impotência masculina.





    TESTE DE PERSONALIDADE
    Tradução: Nelson T. Candelaria

    topo

    Escolha um desenho que lhe pareça o melhor e mais agradável. Clique sobre o desenho para ter o diagnóstico de sua personalidade.

    Estas formas foram criadas e testadas em todo o mundo durante vários anos por um psicólogo. Na medida em que recebíamos informações adicionais concernentes à nossa pesquisa, cuidadosamente ajustávamos cores e detalhes até que resultasse uma seqüência altamente confiável. Elas representam os nove tipos básicos de personalidade. Descubra a sua!


    Click para descobrir sua personalidade! Click para descobrir sua personalidade! Click para descobrir sua personalidade! Click para descobrir sua personalidade!
    Click para descobrir sua personalidade! Click para descobrir sua personalidade! Click para descobrir sua personalidade! Click para descobrir sua personalidade!
    Click para descobrir sua personalidade!








    Introspectivo, Sensível e Pensativo

    Tu te desentendes contigo mesmo mais freqüente e completamente, bem como com o teu meio, do que a maioria das pessoas. Tu detestas superficialidades; preferes permanecer isolado do que sofrer o impacto de um diálogo estéril. Mas o relacionamento com amigos é intenso e profundo, o que te proporciona tranqüilidade e harmonia espirituais indispensáveis para que te sintas bem. Todavia, não te preocupas com o isolamento, mesmo que seja durante longos períodos de tempo. É uma circunstância que não te aborrece.





    Independente, Não-convencional e Desembaraçado

    Tu exiges liberdade e vida sem compromisso de modo a determinares teu destino. Tens talento artístico no trabalho e no lazer. Algumas vezes, teu impulso pela liberdade te leva a proceder de maneira oposta ao que se espera de ti.
    Teu estilo de vida é altamente individualístico. Tu jamais imitas cegamente o que é convencional; ao contrário, tu procuras viver de acordo com tuas próprias idéias e convicções, mesmo que isto signifique nadar contra a corrente.





    Dinâmico, Vigoroso e Extrovertido

    Estás muito inclinado a aceitar certos riscos e assumir importantes compromissos em troca de tarefas variadas e interessantes. Em contraste, atividades rotineiras tendem a exercer efeito paralisante sobre ti.
    O que tu mais aprecias é desempenhar um papel ativo nos acontecimentos. Assim procedendo, tua capacidade de iniciativa torna-se significativamente acentuada.





    Objetivo, Equilibrado e Harmonioso

    Tu valorizas o amor e um estilo de vida simples e sem afetação. Os circunstantes te admiram porque tens ambos os pés firmemente plantados no solo e assim se tornam dependentes de ti. Tu ofereces espaço e segurança aos amigos íntimos. Teus dotes são considerados humanos e cálidos. Rejeitas o trivial e extravagante. Tendes a ser céptico em relação a fantasias e modismos. Tua indumentária tem de ser prática e discretamente elegante.





    Profissional, Pragmático e Auto-confiante

    Tens pleno domínio da vida e depositas menos fé na sorte do que em teus feitos. Solucionas problemas de modo simples e prático. Tens visão realística dos acontecimentos quotidianos e os manipulas sem hesitação. Grande parcela 7de responsabilidade no trabalho te é conferida porque todos sabem que podem depender de ti.
    Tua pronunciada força de vontade transmite auto-confiança aos outros. Jamais te sentirás totalmente satisfeito enquanto não tiveres realizado tuas idéias.





    Tranqüilo, Prudente e Pacífico

    Tu desprezas formalidades sem causar embaraços a outrem. Tuas amizades são feitas facilmente, mas aprecias privacidade e independência. Tu gostas de te afastares de tudo e de todos de tempos em tempos para contemplar o significado da vida e alegrar-te contigo mesmo. Tu requeres espaço, e por isso te refugias em lugares ermos e bonitos. Entretanto, não és uma pessoa solitária. Estás em paz contigo mesmo e com o mundo, e gostas da vida e do que ela tem para oferecer-te.





    Despreocupado, Brincalhão e Alegre

    Tu amas uma vida livre e espontânea. E procuras desfrutá-la em toda a sua plenitude, de acordo com o refrão: "Tu somente vives uma vez". Tu te mostras interessado e és aberto a tudo o que é novo; as mudanças alimentam teu espírito. Nada é pior do que quando te sentes tolhido em tua liberdade. Vives teu ambiente como algo versátil e sempre em condições de te brindar com uma surpresa.






    Romântico, Sonhador e Emotivo

    És muito sensível. Recusas analisar os fatos somente sob o ponto de vista frio e racional. Só te importa o que os sentimentos te dizem. Com efeito, tu avalias como significante ter anelos na vida.
    Tu rejeitas quem despreza o romantismo e se deixa guiar somente pela racionalidade. Recusas qualquer limitação à rica variedade de teus impulsos e emoções.





    Analítico, Confiável e Determinado

    Tua sensibilidade representa o que é durável e de alta qualidade. Em conseqüência, gostas de cercar-te de pequenas preciosidades, que descobres onde quer que sejam ignoradas por outrem. Assim sendo, a cultura desempenha papel especial em tua vida. Encontraste teu estilo pessoal, elegante e exclusivo, isento das fantasias dos modismos. O ideal, sobre o qual baseias a vida, é o prazer associado à cultura. Valorizas um certo nível de cultura nas pessoas com quem te associas.





    TESTE SEU PERFIL
    Teste simplificado e adaptado para a publicação. Fonte: Thomas Internacional/Dimensão Consultoria&Educação - Folha de São Paulo

    topo

    Descubra-se! Avalie seu perfil antes de escolher o trabalho.

    Conforme sua identificação com as situações propostas, dê notas de 1 (nenhuma identificação) a 4 (Identificação total).


    DECISÕES, IDÉIAS E HABILIDADES

    Tomar decisões impopulares no desempenho do meu trabalho

     

    Ser capaz de tomar decisôes sem precedentes, imediatas e em situações não estabelecidas

     

    Ter habilidade para gerar idéias, especialmente em uma função gerencial, com liberdade de agir

     

    Ser capaz de lidar com diversas mudanças e interrupções

     

    Possuir habilidade para superar objeçôes e para resolver problemas

     

    Possuir visão para planejar o futuro a longo prazo, calculando os riscos para alcançá-los

     



    RESULTADO - Some os pontos

    Até 12
    Você tem um perfil voltado às realizações a longo prazo e prefere não liderar. Entre as suas características pessoais,estão a diplomacia, a moderação e a grande preocupação com os relacionamentos

    Acima de 12
    Você é voltado a resultados, é direto e agressivo, tem muita iniciativa e habilidade para tomar decisões rápïdas, além de apreciar o poder e a autoridade


    RELACIONAMENTOS

    Possuir habilidade para organizar diversos tipos de pessoa, sejam funcionários, sejam clientes

     

    Saber lidar com estranhos, interagindo de modo confiante com pessoas novas e de uma maneira ativa

     

    Ter habilidade e domínio de linguagem e ser capaz de se expressar de uma maneira persuasiva e conveniente

     

    Ser capaz de ajudar as pessoas a solucionar problemas pessoais, ultrapassando os lìmites do trabalho

     

    Possuir habilidade de motivar pessoas dentro e fora da empresa

     

    Saber persuadir os demais a a favor de seu ponto de vista

     



    RESULTADO - Some os pontos

    Até 12
    Você é lógico, introspectivo, cético, sisudo e age pela razão

    Acima de 12
    Por ser emotivo, empático e persuasivo, seu perfil lhe garante grande capacidade de relacionamento e competência na "venda" de idéias


    GRAU DE ESTABILIDADE

    Estar constantemente ligado à rotina de trabalho

     

    Seguir uma norma determinada de trabalho

     

    Ser capaz de desenvolver suas atividades de modo fixo em um posto de trabalho ou uma área

     

    Desenvolver coordenação e ritmo de trabalho repetitivo

     

    Ter paciência para seguir instruções detalhadas, sendo responsável pela execução e acompanhando a finalização

     

    Estar satisfeito com seu cargo, mesmo após vários anos

     



    RESULTADO - Some os pontos

    Até 12 pontos
    Você é flexível, dinâmico, gosta de trabalhar com várias pessoas ao mesmo tempo, tem mobilidade, grande energia e urgência com relação ao trabalho que deve ser realizado

    Acima de 12
    Prefere um ambiente de trabalho mais estruturado, seguro, livre de perturbações e mudanças, tem enorme capacidade de ouvir e é muito paciente no trato com pessoas


    DISCIPLINA

    Concentrar-se com facilidade no trabalho detalhado, sentindo-se realizado com isso

     

    Mostrar-se diplomático e cooperativo, com tendência a ser cuidadoso nos relacionamentos para não causar desavenças

     

    Trabalhar diretamente sob supervisão, sem que haja regras estabelecidas

     

    Ser capaz de seguïr um sistema à risca, tendo uma série definida de regras gerais para tomar decisões

     

    Pedir autorização ao tomar decisões que envolvam riscos, mesmo calculados

     

    Solicitar autorização ao estabelecer novas políticas e procedimentos

     



    RESULTADO - Some os pontos

    Até 12 pontos
    Você é firme, obstinado, rebelde, irreverente, tem habilidade para delegar poderes e assume mais riscos facilmente

    Acima de 12
    Dotado de grande capacidade analítica e investigativa, você enxerga as minúcias. Disciplina, precisão, precaução e organização são suas características marcantes, ou seja, qualidade é a regra do jogo


    TESTE DE APTIDÃO
    Do original: Living life on purpose - a guide to creating a life of success and significance - Greg Anderson

    topo

    Este exercício pode ajudá-lo a identificar um ou mais talentos que recebeu. Descobrir ou mesmo confirmar seus dons inatos pode ser uma experiência emocionante que o ajudará a encontrar e compreender melhor sua missão de vida:

    3 = Definitivamente verdadeiro. "Sempre sinto-me assim."
    2 = Geralmente verdadeiro. "Freqüentemente sinto-me assim."
    1 = De vez em quando. "Às vezes sinto-me assim."
    0 = Nunca. "Jamais sinto-me assim."

    Não seja modesto. Responda com espontaneidade e honestidade, de acordo com o que você é. Não responda fingindo ser quem gostaria de ser ou do modo como outra pessoa acha que você deveria ser. Avalie-se de modo franco. Pergunte-se quão verdadeiras são essas declarações a seu respeito. Qual foi sua experiência pessoal? Até que ponto tais declarações refletem suas crenças pessoais, atitudes e procedimentos?



    PARTE UM


    Quais as suas Aptidões para a Missão de Vida?

    Anote até que ponto cada declaração é verdadeira em sua vida:

    3 = definitivamente verdadeira
    2 = verdadeira em geral
    1 = de vez em quando
    0 = nunca

    1. Acho agradável organizar tarefas, eventos e pessoas.

     

    2. Gosto de lidar com as mãos e fazer trabalhos manuais.

     

    3. Acho agradável e sou capaz de desafiar as perspectivas das pessoas com minhas criações.

     

    4. Primeiro vejo o potencial das pessoas, depois seus problemas.

     

    5. Comunico meus pontos de vista aos outros com clareza e persuasão.

     

    6. Com prazer ajudo pessoas e projetos que necessitam de apoio.

     

    7. Gosto de trabalhar sem sobressair-me, ajudando o trabalho dos outros.

     

    8. Considero meu lar como sendo um lugar de ajuda aos necessitados.

     

    9. Freqüentemente sou solicitado a dar minha opinião e conselho sobre vários assuntos.

     

    10. Consigo motivar os outros.

     

    11. Simpatizo com pessoas que estão sofrendo e desejo ajudá-las.

     

    12. Gosto de simplificar idéias a fim de que os outros as compreendam.

     

    13. Sou preciso e detalhista.

     

    14. Gosto de trabalhar com diferentes tipos de ferramentas.

     

    15. Possuo talentos artísticos (como ator, músico, fotógrafo, etc.) e gosto do trabalho que isso dá.

     

    16. Gosto de dar força aos desencorajados.

     

    17. Sempre procuro oportunidades para novos relacionamentos com as pessoas.

     

    18. Freqüentemente dou dinheiro ou presto serviço a causas que defendam valores que aprecio.

     

    19. Gosto de ver que tarefas rotineiras, mas necessárias, sejam cumpridas.

     

    20. Sou o primeiro a dar as boas-vindas a um recém-chegado em um grupo.

     

    21. Possuo um profundo e automático senso do que seja o certo a fazer em determinado momento.

     

    22. Sou capaz de influenciar os outros a encontrarem uma visão.

     

    23. Sinto-me fortalecido ao ajudar pessoas que estão passando por períodos dolorosos na vida.

     

    24. Gosto de saber que meus esforços ajudarão o próximo.

     

    25. Freqüentemente encontro soluções simples e práticas em meio ao caos e à confusão.

     

    26. Gosto de fazer coisas como cozinhar, costurar, lidar com as mãos etc.

     

    27. Ajudo as pessoas a compreenderem melhor a si mesmas e o mundo através de minha expressão artística.

     

    28. Freqüentemente incuto esperança nas pessoas.

     

    29. Comunico com facilidade minha mensagem, de modo que se enquadre nos desejos e necessidades de um indivíduo.

     

    30. Administro bem meu tempo e dinheiro e tenho satisfação em poder ajudar com ambos.

     

    31. De boa vontade assumo uma série de responsabilidades que vão ao encontro das necessidades dos outros.

     

    32. Sinto simpatia pelo estranho que tem dificuldade em relacionar-se com os outros.

     

    33. Estou comprometido, por toda a vida, com meu crescimento, tanto como um exercício intelectual, quanto prático.

     

    34. Adapto meu estilo de liderança de modo a despertar o que há de melhor nos outros.

     

    35. Acho gratificante ajudar pessoas que os outros consideram indignas de ajuda.

     

    36. Gosto de auxiliar as pessoas a compreender novas idéias.

     

    37. Consigo dar orientação para que as coisas se encaminhem da melhor forma, usando várias alternativas.

     

    38. Consigo visualizar como algo deve ser construído antes de construir.

     

    39. Gosto de descobrir inovadoras maneiras de comunicação.

     

    40. Consigo incutir ânimo nas pessoas que precisam de coragem em face dos trabalhos a executar.

     

    41. Já me disseram que os estranhos ficam à vontade ao meu lado.

     

    42. Com alegria, tenho um estilo de vida sóbrio e simples.

     

    43. Acho importante realizar tarefas práticas.

     

    44. Gosto de criar um ambiente aconchegante para as pessoas.

     

    45. Pessoas já me disseram que as ajudei a discernir entre realidade e imaginação.

     

    46. Gosto de fixar metas e desenvolvo, com eficiência, métodos e pessoas a fim de realizá-las.

     

    47. Sinto compaixão pelos que sofrem.

     

    48. Desenvolvo estudos de novas idéias e assuntos sistematicamente.

     

    49. Gosto de auxiliar organizações e grupos a tornarem-se mais eficientes.

     

    50. Gosto de presentear os outros com meus trabalhos manuais.

     

    51. Consigo aplicar diferentes manifestações artísticas em prol da comunicação.

     

    52. Parece que consigo fazer as pessoas que estão em dúvida a tomarem uma decisão.

     

    53. Compartilho com naturalidade minhas crenças com as outras pessoas e gosto que perguntem sobre minha vida.

     

    54. Gosto de saber que minha ajuda pessoal e financeira auxilia a vida de outras pessoas.

     

    55. Consigo detectar pequenas coisas que devem ser feitas e freqüentemente executo-as sem que ninguém me peça.

     

    56. Gosto de organizar reuniões e receber em minha casa.

     

    57. Tenho profundo conhecimento sobre a importância dos princípios que moldam a vida.

     

    58. Parece que influencio os outros a darem o melhor de si.

     

    59. Rapidamente observo além das deficiências e problemas de uma pessoa, e vejo-a como uma vida com uma missão.

     

    60. Sou capaz de comunicar-me de modo a motivar as pessoas a desejarem aprender e crescer.

     

    61. Gosto de aprender como as organizações podem funcionar melhor.

     

    62. Sou hábil e gosto de trabalhar com as mãos.

     

    63. Sou criativo e tenho uma imaginação fértil.

     

    64. Gosto de motivar os outros para o crescimento pessoal.

     

    65. Sou aberto e confiante com os outros, contando sobre minha vida e as lições que aprendi.

     

    66. Dou com generosidade meu tempo, meus talentos e meu dinheiro.

     

    67. Sinto-me bem ajudando, monitorando os outros a executar seu trabalho com mais eficiência.

     

    68. Faço tudo que posso para que as pessoas sintam-se queridas.

     

    69. Freqüentemente descubro idéias ao ler e estudar, as quais compartilho para o benefício de outros.

     

    70. Sou capaz de discernir uma visão da qual os outros desejam participar.

     

    71. Gosto de trazer esperança e alegria às pessoas que estão passando por momentos difíceis.

     

    72. Gosto de passar informações aos outros, de modo simples, para que consigam compreendê-las e executá-las.

     

    73. Consigo visualizar um evento que está para acontecer; antecipar problemas e desenvolver planos alternativos.

     

    74. Sou hábil em desenhar e construir coisas.

     

    75. Freqüentemente preciso passar um tempo sozinho para refletir e desenvolver minha criatividade.

     

    76. Sou capaz de desafiar os outros e, sempre, reagirem positivamente.

     

    77. Busco oportunidades para conversar com os outros, especialmente pessoas que não conheço.

     

    78. Creio que fui agraciado com dinheiro de modo a poder ajudar os outros.

     

    79. Com alegria, uso meus talentos e habilidades para ajudar onde for necessário.

     

    80. Consigo fazer as pessoas sentirem-se à vontade, mesmo em ambientes desconhecidos.

     

    81. Sem medo, compartilho meu conhecimento e discernimento com os outros.

     

    82. Tenho a habilidade de determinar o caminho certo a seguir e ajudar os outros a chegarem lá.

     

    83. Relaciono-me com pessoas necessitadas e consigo dar ajuda prática em seu auxílio.

     

    84. Gosto de explicar as coisas de modo que as pessoas possam crescer em nível pessoal e espiritual.

     
    PARTE DOIS


    Suas Aptidões para a Missão de Vida:

    Observando quais aptidões aqui listadas acabam merecendo maior número de pontos, terá uma indicação de quais aptidões para a missão possa possuir.

    Minhas três principais aptidões para a missão são:

    1.:    
    2.:    
    3.:    
          

    PARTE TRÊS


    O que significam essas Aptidões Identificadas?

    Com essa indicação de quais são suas principais aptidões para a missão, poderá agora continuar a determinar de que modo esses dons podem guiá-lo a servir. Leia as seções seguintes que descrevem a aptidão para a qual possui o maior número de pontos. A seguir consulte a lista de vocações e oportunidades de servir que se enquadram nesses talentos. Lembre-se de que há tantas maneiras de servir como há coisas a fazer neste mundo, portanto, seria impossível estruturar uma lista completa.


    APTIDÃO PARA ADMINISTRAÇÃO

    Esse dom permite que assuma a direção para um eficiente desempenho em uma organização. Pessoas com tal aptidão têm a habilidade especial de planejar e organizar, de modo a realizar metas programadas. Esse talento lhe permite organizar pessoas, tarefas e eventos com facilidade. Possuir tendência a delegar responsabilidades, financiar projetos e resolver problemas é um sinal de que tem aptidão para administrar. Se seu talento repousa nessa área, então sua missão de vida poderá ser a de contribuir dentro de uma organização, satisfazendo as necessidades das pessoas nela envolvidas. Servindo com esse talento: gerentes, programadores, gerentes de projetos especiais, planejamento financeiro e de controle.


    APTIDÃO PARA TRABALHOS MANUAIS

    Esse dom permite aos que o possuem unir o útil ao agradável, usando as mãos para atender às necessidades tangíveis das outras pessoas. A habilidade de desenhar e fazer objetos é um dos aspectos desse talento. Facilidade em trabalhar com ferramentas e matérias-primas também é parte desse dom. O trabalho manual serve como missão quando seu produto fornece um benefício aos que o utilizam. Servindo com esse talento: carpinteiro, pintor, encanador, eletricista, pedreiro, mecânico, professor de trabalhos manuais.


    APTIDÃO ARTÍSTICA

    As pessoas com esse dom são capazes de comunicarem-se através de uma variedade de expressões artísticas. Tais expressões incluem atuar, escrever, pintar, dançar, música etc. O dom artístico serve como missão quando sua comunicação cativa as pessoas e faz com que considerem a vida sob uma nova perspectiva. Servindo com esse talento: ator, escritor, artista plástico, artista gráfico, musicista, dançarino.


    APTIDÃO PARA O ENCORAJAMENTO

    As pessoas com esse dom trazem à tona o que existe de melhor nos outros. Esse talento serve como missão na medida em que ajuda o próximo a tornar-se mais dedicado, anima os que estão desencorajados e desafia as pessoas a procurarem novos objetivos em níveis mais altos de serviço. Servindo com esse talento: conselheiro, trabalho com jovens, sacerdote, trabalho com idosos, trabalho com presos. Esse talento não é especificamente vocacional, mas pode ser compartilhado com todos.


    APTIDÃO PARA A COMUNICAÇÃO

    Esse dom permite à pessoa que o possui relacionar-se de modo positivo com um grande número de indivíduos, no tocante ao assunto que dominam. Comunicadores externam a eficácia de novas idéias com clareza e convicção e, geralmente, com persuasão. São construtores de relacionamentos cuja missão de vida pode ser a de conclamar o próximo a novos e maiores níveis de serviço. Servindo com esse talento: vendedor, sacerdote, administrador, líder.


    APTIDÃO PARA A CARIDADE

    Pessoas com esse dom entregam-se a si mesmas e o que possuem com alegria e generosidade. Comprometem-se com o aprimoramento da sociedade e dos indivíduos, através de projetos que requerem investimento em si próprios. Freqüentemente, são capazes de limitar seu próprio estilo de vida de modo a dar o mais possível aos outros. Também possuem, em geral, uma habilidade especial de fazer dinheiro, assim incrementando seu trabalho. Servindo com esse talento: pessoas que financiam organizações sem fins lucrativos, diretores que levantam fundos, voluntários.


    APTIDÃO PARA AUXILIAR

    Esse dom permite àqueles que o possuem realizar tarefas práticas e necessárias que aliviam, ajudam e suprem as necessidades dos outros. As pessoas com tal talento de missão servem de modo discreto, sem sobressaírem, onde quer que seja preciso, e ajudam o trabalho dos demais. Conseguem incutir valor em tarefas práticas e gostam de saber que "estão tirando um peso das costas dos outros". Servindo com esse talento: enfermeira, organizador de voluntários, assistente de projetos, pessoas encarregadas da alimentação, pessoas que dão transporte, assistente administrativo, secretária.


    APTIDÃO PARA A HOSPITALIDADE

    Pessoas com esse dom criam um ambiente onde os outros sentem-se importantes e queridos. Recebem e dão as boas-vindas a recém-chegados e criam um clima de segurança e aconchego onde bons relacionamentos podem florescer. Buscam vincular as pessoas entre si. Servindo com esse talento: não se trata de um dom vocacional nem tem uma característica específica. Saber receber em casa ou no ambiente de trabalho é uma aplicação usual desse talento.


    APTIDÃO PARA A SABEDORIA

    Pessoas com esse dom possuem uma intuição especial e compreensão pelos outros. Freqüentemente sabem discernir entre o certo e o errado, o bem e o mal, o máximo do médio, motivos claros de motivos confusos. Em geral, também conseguem apontar inconsistências e, de modo positivo, despertar a atenção dos que precisam tomar conhecimento de alguma coisa. Servindo com esse talento: presidente e diretor de empresas, médico, advogado, juiz, conselheiro.


    APTIDÃO PARA A LIDERANÇA

    Esse dom permite a quem o possui motivar as pessoas a realizarem uma visão de modo harmonioso ao qual tenham decidido assumir. Talento para a liderança permite que uma pessoa sintetize o que é importante e transmita aos demais. Pessoas com tal aptidão orientam organizações, padrões de valores, estabelecem metas e responsabilizam-se em encontrar outras pessoas que ajudem a alcançar tais metas. Servindo com esse talento: servidores do alto escalão do governo, gerentes-chave de organizações, líderes comunitários, pessoas que iniciam um novo tipo de negócio.


    APTIDÃO PARA A COMPAIXÃO

    As pessoas com esse dom são capazes de servir com alegria e de modo prático àqueles que estão sofrendo ou que são carentes. Esse talento faz com que as pessoas concentrem-se em aliviar as fontes da dor e do sofrimento, especialmente para aqueles que parecem ser os que menos merecem tal auxílio. Esse talento freqüentemente encaminha à preocupação com o indivíduo ou com problemas sociais que oprimem as pessoas. Servindo com esse talento: profissional da área de saúde, assistente social, pessoa que ajuda carentes, sacerdote.


    APTIDÃO PARA ENSINAR

    Pessoas com tal talento podem compreender, explicar com clareza e motivar os outros a entender assuntos pelos quais se interessem. Essas pessoas passam informação com clareza tanto verbal, visual, como através do exemplo. Despendem tempo em preparar os assuntos, estudar e refletir. Desafiam seus estudantes a um aprendizado constante. Servindo com esse talento: professor, instrutor, treinador.


    Essas descrições são apenas uma lista parcial de talentos para missões. Olhando com cuidado, verá que esses talentos sugerem direções que poderá tomar com relação a duas áreas críticas da procura da missão: visão ou descoberta - "quem sou?" e serviço - "o que faz a grandeza?"


    Suas habilidades específicas irão aumentar essa lista. Experimente. Uma missão aguarda sua descoberta.


    volta Complete o resultado do teste com a leitura deste livro e irá perceber que todo sonho é uma loucura até que se torne realidade, então vira sabedoria.







    TESTE DE APRENDIZAGEM
    Adaptação do teste "Learning Styles" de David Kolb, citado no livro "Estude e Aprenda - Prepare-se para a Vida Profissional", de Alexander Berndt e Anna Mathilde Nagelschmidt, Editora Ad Homines. Fonte: Folha de São Paulo

    topo

    Siga o passo-a-passo:

    a) Dentre as quatro palavras de cada linha, identifique com números de 1 a 4, por grau de preferência (4 indica a maior afinidade), aquelas que mais se identificam com o seu modo preferido de aprender. Atenção: não há resposta certa ou errada.



    COLUNA A

     distinguir
     ser receptivo
     sentir
     aceitar
     usar a intuição
     ser abstrato
     orientar-se para o presente
     expor-se a experiências
     trabalhar em ritmo intenso
    COLUNA B

     tentar
     ser relevante
     observar
     arriscar
     ser produtivo
     ser observador
     ser reflexivo
     observar
     ser reservado


    COLUNA C

     envolver
     ser analítico
     pensar
     avaliar
     usar a lógica
     ser concreto
     orientar-se para o futuro
     conceitualizar
     ser racional
    COLUNA D

     praticar
     ser imparcial
     fazer
     prestar atenção
     ser questionador
     ser ativo
     pôr em prática
     experimentar
     trabalhar de forma responsável


    Some os pontos

    B) Em cada coluna, some apenas os pontos correspondentes às linhas indicadas:

    Coluna A

    Some as linhas 2, 3, 4, 5, 7 e 8.   Total 


    Coluna B

    Some as linhas 1, 3, 6, 7, 8 e 9.   Total 


    Coluna C

    Some as linhas 2, 3, 4, 5, 8 e 9.   Total 


    Coluna D

    Some as linhas 1, 3, 6, 7, 8 e 9.   Total 




    Resultado

    Que aprendizado você prefere?
    Os totais vão do mínimo de 6 ao máximo de 24 pontos. A coluna de maior valor será será a sua forma preferida de aprender. Em contrapartida, a de menor valor será a menos preferida:

    Coluna A - Experiência concreta. Para aprender, você tem de vivenciar e se envolver em situações reais. Caraterísticas: valoriza realidades complexas e decide intuitivamente.

    Coluna B - Observação reflexiva. Você é um observador, e o que mais importa é refletir sobre o que você vê. Característica: paciente, valoriza a imparcialidade, busca o significado de idéias e situações.

    Coluna C - Conceituação abstrata. O mais importante para você é o pensamento, que utiliza para construir esquemas, modelos e teorias. Caraterísticas: você é sistemático e disciplinado.

    Coluna D - Experimentação ativa. Você toma a iniciativa para ver como as coisas funcionam. Caraterísticas: impaciente, gosta de ver resultados, influenciar pessoas e mudar situações.



    volta